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Sob a liderança do publicitário Sidônio Palmeira, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) aumentou significativamente os gastos com campanhas publicitárias nos primeiros três meses de 2025.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, na gestão de Paulo Pimenta, os investimentos cresceram em cerca de R$ 30 milhões. A maior parte desse aumento se deu pelo elevado investimento em propagandas na televisão.
Aumento dos gastos em propaganda na era Sidônio Palmeira
Entre 1º de janeiro e 17 de março de 2025, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva veiculou 1.211 campanhas em rádio, televisão, internet, mídias digitais (como televisores de elevador) e revistas, totalizando um gasto de R$ 36 milhões.
Comparado ao ano anterior, em que foram publicadas 410 peças publicitárias, o aumento foi expressivo, com uma diferença de aproximadamente R$ 30 milhões. Vale destacar que, como Sidônio Palmeira assumiu a Secom apenas em meados de janeiro, parte do material veiculado nos primeiros dias de 2025 foi contratado ainda sob a gestão de Paulo Pimenta.
Em 2024, o gasto com campanhas publicitárias foi de apenas R$ 5,4 milhões, o que evidencia o salto nos investimentos em publicidade no início deste ano. A Secom, procurada sobre os elevados gastos, afirmou que os pagamentos são realizados conforme os processos estabelecidos, que incluem a execução dos serviços, a comprovação de sua realização e a aprovação final das entregas.