O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), se envolveu em uma polêmica ao publicar um vídeo de uma manifestação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de 2021 como se fosse da manifestação de domingo (30 de março de 2025), onde Guilherme Boulos, e outras lideranças da esquerda, protestava contra a possível anistia aos presos do 8 de Janeiro.
Ação gerou acusações de fake news
A ação foi notada por internautas, que acusaram o deputado federal de espalhar “fake news”.
No X (antigo Twitter), Guimarães afirmou que a manifestação demonstrava claramente que a anistia não deveria ser debatida na Câmara dos Deputados. No entanto, o vídeo compartilhado por ele era, na verdade, de um ato ocorrido em 29 de maio de 2021, organizado por Guilherme Boulos (PSOL-SP), contra o governo de Bolsonaro. A manifestação, que reuniu cerca de 5.500 pessoas, ocorreu na Praça Oswaldo Cruz, e não nas proximidades do MASP, como sugerido nas imagens publicadas por Guimarães.
Internautas rapidamente notaram o erro e acusaram o deputado de disseminar “fake news”, o que gerou um grande debate nas redes sociais. A confusão surge em meio a um clima tenso em relação aos eventos políticos recentes, com muitas discussões sobre a anistia aos envolvidos nos episódios de 8 de janeiro.