Ouça este conteúdo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta terça-feira (25) que um cessar-fogo envolvendo o Mar Negro e ataques ao setor elétrico entrou em vigor imediatamente.
O acordo, que envolve também a Rússia, foi mediado pelos Estados Unidos e prevê um período inicial de 30 dias sem agressões a infraestruturas energéticas dos dois países.
Durante uma entrevista coletiva em Kiev, Zelensky afirmou que, caso a Rússia viole os termos do acordo, irá pressionar os Estados Unidos pelo envio de mais armamentos e a aplicação de novas sanções contra Moscou.
“Se os russos violarem isso, então eu tenho uma questão direta para o presidente Trump. Se eles violarem, aqui estão as evidências — pedimos sanções, pedimos armas, etc.”, declarou o líder ucraniano.
Rússia e EUA confirmam compromisso com a trégua
O Kremlin também confirmou o compromisso com o cessar-fogo no Mar Negro, assegurando a navegação segura na região. O governo de Vladimir Putin e os Estados Unidos concordaram em implementar o acordo temporário de suspensão de ataques a instalações de energia, que teve início em 18 de março.
A trégua representa um raro avanço diplomático em meio ao prolongado conflito, mas a incerteza sobre sua durabilidade e o cumprimento dos termos por ambas as partes mantém o cenário de tensão internacional.