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O governo federal alocou R$ 2,3 milhões para um projeto de pesquisa conduzido pelo Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O objetivo do estudo é investigar os anúncios políticos nas redes sociais e analisar seu impacto nas estratégias das campanhas eleitorais de 2018 a 2024.
Contudo, a destinação desse recurso público gerou controvérsia e chamou a atenção do Tribunal de Contas da União (TCU).
Investigação preliminar do TCU
Em resposta a preocupações sobre a utilização adequada dos fundos, o ministro do TCU, Augusto Nardes, anunciou, no último dia 27, a abertura de uma investigação preliminar.
O foco é apurar a celebração do convênio entre o NetLab e o Ministério da Justiça, que financiou a pesquisa. O tribunal solicitou informações e depoimentos de gestores envolvidos no processo.
A investigação foi motivada por alertas da área técnica do TCU, que levantou a possibilidade de desvio de finalidade na utilização dos recursos.
A preocupação gira em torno da real aplicação do dinheiro público, questionando se o NetLab utilizou a verba para fins políticos e eleitorais, ao invés de focar em pesquisas que beneficiariam todos os consumidores de internet.
A expectativa agora é que a investigação do TCU forneça esclarecimentos sobre o uso do dinheiro público e suas implicações no cenário político brasileiro.